Como “sair do vermelho?” A educação finaceira é a solução
Organizar as finanças pessoais de modo a “sair do vermelho” e passar a ter uma vida economicamente saudável é um dos princípios básicos da educação financeira. Contudo, esta ainda é uma competência dominada pela minoria dos brasileiros. Segundo um estudo desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um em cada quatro brasileiros sofrem com a […]
Organizar as finanças pessoais de modo a “sair do vermelho” e passar a ter uma vida economicamente saudável é um dos princípios básicos da educação financeira. Contudo, esta ainda é uma competência dominada pela minoria dos brasileiros. Segundo um estudo desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um em cada quatro brasileiros sofrem com a falta dinheiro para pagar todas as contas no fim do mês.
Além disso, uma pesquisa realizada pela fintech Leve apontou que mais de 50% da população brasileira adulta não sabe fazer planejamento para quitar dívidas e realizar metas de longo prazo. Diante desse fantasma que aterroriza o orçamento pessoal da população, a educação financeira se constitui como um poderoso recurso para o cidadão endividado organizar seu bolso, sair do vermelho e ver o dinheiro sobrar no fim de cada mês.
Mas o que é educação financeira? De acordo com Tiago Reis, fundador da casa de análise de investimento Suno Research e detentor de mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, trata-se de um conhecimento que capacita uma pessoa a obter recursos financeiros suficientes para uma melhor qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. Dessa forma, um cidadão educado financeiramente sabe mais do que economizar, ganhar dinheiro e acumular recursos. Ele sabe ter uma vida de bem-estar financeiro.
Por isso, independentemente da sua renda mensal, a educação financeira é crucial para qualquer pessoa, sendo o caminho mais seguro para a quitação de dívidas e outros objetivos relacionados a finanças. Conforme observa o especialista em investimento com Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento (CEA), Baddu Vieira, viver endividado e “no vermelho” é muito ruim. “A minha sugestão é que a pessoa que se encontra nessa situação procure, antes de tudo, rever seu orçamento e entender quais das dívidas são as mais onerosas. Se você tem uma dívida menor, mas que tem juros mais altos que outras, negocie primeiro a que tem juros maiores para isso não virar uma bola de neve. Os juros são os maiores vilões da vida da pessoa endividada”, recomenda.
Na visão de Baddu, é fundamental que o endividado procure as instituições onde ele tem débito, como bancos e financeiras, e faça uma proposta de renegociação das dívidas. Além disso, o especialista destaca as seguintes iniciativas visando à eliminação dos débitos e captação de dinheiro, sem fazer novas dívidas: cortar todos os gastos sem necessidade, e até mesmo vender alguns bens que estão “encalhados”; pensar em uma maneira de gerar renda extra e reorganizar o orçamento com frequência, revendo como estão os gastos.
Vê-se, dessa forma, que à luz da educação financeira é possível “sair do vermelho” e passar a ter uma vida saudável do ponto e vista das finanças pessoais. Convém ressaltar que se trata de um conhecimento facilmente acessível e que pode ser obtido através de conteúdos gratuitos (vídeos, textos) publicados na internet por especialistas no assunto. Livros e cursos também são outras formas da pessoa se tornar financeiramente educada e ter noites de sono tranquilo.
*Irlã Andrade é jornalista
———————————————————————————–
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional