“Tenho pacientes que melhoraram até 90% após o Canabidiol”, diz médica sobre uso medicinal da Cannabis

Estudos comprovam a eficácia no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças


Vixe d-flex me-2
redacao 02/09/2022 17:03 Saúde

A médica da Clínica de Tratamento de Dor, em Ondina, Juliana Badaró, que trabalha com medicamentos à base de substâncias extraídas da Cannabis Sativa ou maconha, no popular, revelou que tem pacientes que sofrem com algum tipo de dor crônica e apresentaram melhoras de até 90%.

“Temos vários pacientes fibromiálgicos e outras patologias com dores crônicas e que já introduzimos o Canabidiol por esgotar todas as possibilidades com os medicamentos tradicionais. Fizemos todo o passo a passo, com todas as orientações para aplicação e tudo para que diminua o sofrimento desses pacientes”, disse Juliana Badaró, durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil, desta sexta-feira (2).

“Tenho pacientes que melhoraram de 80% a 90% após uso do Canabidiol. Quando eu faço o relatório para a aplicação desses medicamentos, eu mostro tudo o que já fiz desde o começo, quando todos os nossos recursos esgotaram com os medicamentos tradicionais, até o uso do Canabidiol e o efeito que causa e há uma melhora significativa da qualidade de vida desses pacientes”, acrescentou.

O Canabidiol nada mais é do que uma das muitas substâncias extraídas da Cannabis Sativa para o uso medicinal, assunto polêmico que é discutido em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, pois ele sempre vem acompanhado com a pauta da liberação da maconha. Em solo nacional, o cultivo da erva, assim como a comercialização e consumo da planta, sem um relatório médico ou judicial (a depender do caso) que justifique tal prática é enquadrado como tráfico de drogas previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006.

No entanto, segundo a Câmara dos Deputados Federais, o plantio de maconha para pesquisas e o preparo de medicamentos já são permitidos em lei, mas é preciso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regularize para que isso se concretize, pois faltam regras que determinem como e onde o cultivo pode ser realizado.

Mesmo sem ser considerado um medicamento ainda, há estudos que comprovam a eficácia da Cannabis, gênero da planta do qual a maconha faz parte, no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças. Pacientes que desejam plantar precisam de autorização judicial ou recorrer a importação de medicamentos caros.

Questionada sobre os possíveis efeitos colaterais das substâncias derivadas da maconha, Badaró afirmou que “na literatura (artigos científicos) não há indicações sobre o efeito colateral do Canabidiol”. Ela explicou que, normalmente, a aplicação é feita por meio de um vetor como, por exemplo, um óleo de milho – fato este que pode gerar uma reação alérgica por conta do ‘milho’ e não do Canabidiol.

“Um óleo que pode ser de milho e de repente a pessoa tem alergia ao milho, então a reação alérgica se tem pelo veículo que foi o Canabidiol e não ao Canabidiol. Há pessoas que têm algum tipo de alergia a algum tipo de corante, como pessoas que relataram que sentiram o gosto amargo ou que não conseguiram comer depois. Então, eu não considero isso como efeitos colaterais”, disse Juliana Badaró.

Ela ainda falou sobre a aplicação medicinal da maconha para pessoas de baixa renda que sofram de alguma dor crônica e autoimune como Alzheimer, Parkinson e até casos mais graves de epilepsia, cujo tratamento com medicamentos falharam. Para a especialista, é preciso passar um médico e obter um relatório, assim como a receita específica.

“Para pessoas que não têm condições de adquirir um medicamento de até R$ 40 reais ou até R$ 300 porque vai depender da dosagem da substância, sendo quanto mais alto, mais caro é, o paciente pode procurar o SUS com um relatório médico, com todos os critérios exigidos e apresentar ao setor de medicamentos de alto custo do SUS. Hoje uma grande maioria já tem acesso via SUS a essas medicações”, disse Badaró.

Na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) há o setor de Assistência Farmacêutica, onde pode ser consultado a relação e exigências para aquisição de medicamentos. 

Veja também:

Especialista desmistifica tabus sobre o uso medicinal da Cannabis: ‘Composição química que vai torná-la legal ou ilegal’

*Confira a entrevista na íntegra:

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional