Em Salvador, Fachin diz que “atacar o sistema eleitoral é atacar a democracia”
Ministro também garantiu que as eleições irão acontecer e que todos os eleitos serão diplomados
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, afirmou, na manhã desta sexta-feira (5), durante visita a Salvador, que atacar o sistema eleitoral é atacar a democracia. O ministro também defendeu o respeito ao resultado das eleições deste ano e garantiu que todos os eleitos serão diplomados.
“Tendo, como temos, um sistema eletrônico de votação seguro, transparente e auditável quem, sem provas, ataca esse sistema está a atacar a democracia. Por isso, a própria sociedade brasileira ergueu-se em favor e em defesa da Justiça Eleitoral”, observou o ministrou, durante o “Seminário Eleições Gerais 2022, Democracia e Transparência”, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Fachin defendeu também o respeito ao resultado das Eleições 2022, marcadas para os dias 2 e 30 de outubro. Ele também reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia do país.
“Nós vamos concluir as eleições, vamos diplomar os eleitos, vamos celebrar a democracia como condição de possibilidade do Estado Democrático de Direito amarrada à Constituição”, concluiu Fachin.
Fiscalização das eleições
Na ocasião, o ministro também ressaltou a presença massiva de instituições aptas a fiscalizar o processo eleitoral. “Oitenta e quatro entidades que compõem o rol contido nas nossas resoluções de fiscalização estiveram presentes para receber informações, para perguntar e para dialogar”, comemorou o ministro.
A abertura dos códigos-fonte para inspeção em outubro passado, um ano antes do pleito de 2022, foi outro ponto destacado pelo ministro durante a exposição. Segundo ele, o TSE exerce a transparência ativa e passiva ao ouvir, dialogar e responder às dúvidas apresentadas pelas entidades autorizadas a verificar a segurança do processo eleitoral.
Violência na política
Em sua fala, Fachin ainda pediu aos regionais que se atentem à recente ação do TSE no campo da violência política de gênero, um dos principais motivos que impedem mulheres de ingressar e permanecer em espaços representativos. Nesta semana, o Tribunal firmou um acordo de atuação conjunta com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) para estabelecer rotinas de investigação, apuração e processamento do crime eleitoral.
“O protocolo é um passo fundamental para a concretização dos direitos previstos na Lei nº 14.192, de 2021, nele constando que as autoridades conferirão especial valor à palavra das vítimas. E, para que não haja omissão e impunidade, ampliamos o acesso aos canais de denúncia, para que as vítimas possam entrar em contato com o Ministério Público Eleitoral”, afirmou o ministro.
Medalha do Mérito Eleitoral
No evento, o ministro Fachin também foi condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia, uma homenagem oferecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado a personalidades que tenham contribuído com o engrandecimento da Justiça Eleitoral.
A premiação foi entregue pelo presidente da corte regional, o desembargador Roberto Maynard Frank, que classificou o ministro como um defensor da democracia, do processo democrático e da reputação da Justiça Eleitoral.
“Peço licença para estender essa condecoração para toda a família eleitoralista do país: servidores e servidoras, magistradas e magistrados, advogadas e advogados e membros do Ministério Público”, agradeceu o ministro.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional