Comcar deve apresentar projeto sobre mudança do Carnaval para a Boca do Rio até o final de agosto
Joaquim Nery fez questão de ressaltar que, caso o projeto seja viável, a mudança ocorreria apenas para a edição de 2024
O Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) deverá apresentar, até o final de agosto, o projeto para a mudança do circuito do Carnaval da Barra/Ondina para a Boca do Rio. O prazo foi estipulado durante reunião do órgão, na manhã desta terça-feira (26). Segundo o presidente do Comcar, Joaquim Nery, em entrevista ao Portal M!, também foi determinada a criação de uma comissão que fará o estudo sobre a viabilidade do novo circuito.
“Foi uma reunião muito representativa, em que se discutiu todas as vantagens e desvantagens de uma mudança no circuito do Carnaval. Dessa reunião se tirou a criação de uma comissão para fazer um estudo sobre a viabilidade do circuito na orla de Salvador. O projeto será construído pela comissão, que é formada pela mesa diretora do Comcar e técnicos da Prefeitura. Então, a Prefeitura vai participar o tempo todo. Nos foi dado um prazo máximo de apresentação até o final de agosto”, explicou Nery.
No entanto, o presidente do Comcar ressaltou que, até o momento, não existe nada de concreto sobre a mudança. Nery também fez questão de ressaltar que, caso o projeto seja viável, a mudança ocorreria apenas para a edição de 2024.
“Na realidade, nada existe de concreto, mas o que ficou claro na discussão, é que, caso o estudo se mostre positivo, ele não poderia ser para o Carnaval de 2023, porque está muito próximo, e a gente acha que qualquer estudo, teria que ser para o Carnaval de 2024”, apontou.
Embora a mudança não seja concreta, Nery afirmou que a intenção é estudar a viabilidade de um circuito que iria do Centro de Convenções até Patamares.
“A ideia é ver a viabilidade de um circuito na Orla de Salvador, desde o Centro de Convenções até Patamares. Considerando que a Prefeitura irá fazer ali, uma obra de requalificação da orla. Agora, tem que entrar os órgãos técnicos, com estudos de segurança, mobilidade, para ver se existe viabilidade nesta mudança”, ressaltou.
Protesto
Durante a reunião, que aconteceu em um prédio no Caminho das Árvores, o grupo SOS Carnaval, formado por moradores e empresários do bairro, realizou um protesto contra a possível mudança. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e coletadas assinaturas para um abaixo-assinado que possui 5.500 nomes registrados contra a mudança.
Para o presidente do Comcar, se trata de um movimento legítimo, que evidencia a divisão da opinião dos moradores da Barra sobre a mudança.
“Foi um movimento comandado pelo grupo SOS Barra, que são contrários ao deslocamento do Carnaval. Na realidade, já tínhamos estado com eles em uma reunião que fizemos na Barra, no início do mês de julho, e o que mostra é que a posição dos próprios moradores da Barra é bastante dividida. Existem aqueles que querem que o Carnaval permaneça, é o caso desse grupo, assim como existem aqueles que querem que haja uma transferência. Não existe consenso, nem unanimidade”, disse.
Já sobre o diálogo com moradores da região da Boca do Rio, com o objetivo de saber a opinião dos mesmos sobre a mudança, Nery apontou que ainda não ocorreu, mas que será necessário ser feito.
“Não houve nenhum encontro com a Associação de Moradores da Boca do Rio, é algo que vai precisar ser feito também, antes que um projeto saia como aprovado da prefeitura”, indicou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional