Filha denuncia pai por abandono de incapaz e não pagamento de pensão
Tetraplégica há 11 anos, Ana Grazielle afirma que expôs a situação “em atitude desesperada” para que gestor do Parque das Dunas “honre obrigações”
Ana Grazielle Almeida, 38, expôs em suas redes sociais, na última segunda-feira (18), uma denúncia de abandono de incapaz contra seu pai, Jorge Santana, que é gestor do Parque das Dunas, na Praia do Flamengo. A denúncia também cobra o pagamento da pensão, que segundo a filha, foi acordado em juízo em 2012 e não é paga desde fevereiro de 2020.
Em imagem divulgada nas redes sociais, Ana, que é tetraplégica há 11 anos em função de um acidente, afirma que resolver a situação em uma “atitude desesperada”, com o objetivo de cobrar das autoridades uma providência “para que o mesmo honre com suas obrigações previstas em lei”. De acordo com a filha, o valor da pensão é de dois salários mínimos e R$ 600, referente a metade do valor da fisioterapia.
Ana destaca também, que tem enfrentado graves sequelas deixadas pela Covid-19. Além disso, a filha relata que nos últimos 10 meses, foi entubada duas vezes, além de ter passado por uma fratura de fêmur em dois lugares. Ela também relata que, nesse período, passou por 10 internações, seis cirurgias, quatro úlceras sob pressão, duas infecções hospitalares e o tratamento das atrofias.
Em entrevista ao Portal M!, Ana Grazielle também se queixou do abandono emocional. Na época, Ana afirma que estava se reabilitando e conseguia trabalhar, mas com os problemas enfrentados nos últimos 10 meses, a situação se complicou.
“Fui me virando sozinha, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Sai enfraquecida disso, mas saí. Perdi 25 quilos, e durante todos esses momentos, só tive ajuda dos meus amigos. Ele sempre tinha uma desculpa, quando o buscava, tenho vários áudios, ele dizendo que estava apertado, o que na realidade não condiz com os fatos”, afirmou.
Ela também lembra do momento em que foi deixar o hospital, após todo esse quadro de internações. Segundo Ana, seu pai é o seu único responsável legal, e seria a pessoa responsável por retirá-la do hospital, mas o mesmo se recusou.
“Durante todo esse período, não tive uma visita. Quando fui sair do hospital, teria que ter algum responsável legal para me retirar, e o único seria ele. Eles entraram em contato, e ele disse que não iria. E disse que, se quisessem que ele me retirasse, que fosse para a justiça obrigar ou me colocar em um abrigo público. Para mim, como filha, isso machuca, mesmo sabendo que ele nunca foi um pai de fato”, relatou.
Diante desse cenário, Ana relata que não possui renda para assumir seus medicamentos, produtos hospitalares e curativos, além de moradia e alimentação, o que a faz viver por caridade das pessoas.
De acordo com ela, o cenário piorou há cerca de três anos, com o falecimento de sua mãe. Desde então, Ana afirma que vive sozinha e não possui nenhum apoio do seu pai. “Prega a proteção da natureza e, na sua vida pessoa, tem completo descaso com sua própria filha. Não paga pensão, acordada em juízo, há anos. Além do total abandono emocional”, diz a postagem feita nas redes.
Ainda segundo Ana Grazielle, diversas afirmações do pai também a desgastaram nesse período. “Já ouvi ele falar que não gastaria o dinheiro dele com doença. Ouvir aquilo me marcou demais. Eu me sacrificava para reabilitar, tanto a parte financeira, quanto emocional, e me vi obrigada a colocar ele na justiça. Fomos para audiência de reconciliação, ele não aceitou. E em juízo, houve a homologação da pensão, em que ele pagava como queria, o que ele queria”, disse.
Ana relatou ainda, que antes de expôr toda a situação nas redes sociais, tentou contato com o pai, mas não obteve qualquer retorno.
“Eu avisei a ele, mandei para o Whatsapp dele, e que as atitudes deles tinham me levado àquilo. A resposta dele foi um ‘nada’, como se aquilo não estivesse representando nada para ele”, contou. Ela diz esperar que a repercussão do caso, a ajuda de alguma forma. “Mas, a gente nunca sabe. Um ser humano como ele, um pai, negligenciar a filha dessa forma”, disse.
Segundo ela, atualmente, tem conseguido se manter graças à doações e a ajuda de amigos. Ela também conta com os cuidados de uma cuidadora, que está com o pagamento atrasado, por conta do cenário de dificuldades. “São pessoas que cuidam de mim. Minha cuidadora, por exemplo, me liga todos os dias, procura saber como estou. Sou muito grata a todos eles”.
Defesa
Em contato com o pai de Ana, Jorge Santana, a reportagem do Portal M! foi informada, na última terça-feira (19), que deveria fazer contato com o advogado Jodian Santana. Por sua vez, em contato com Jodian, no mesmo dia, o mesmo afirmou que “há total desinformação de fatos e muita inverdade no que foi produzido”, e que em novo contato com a reportagem, apresentaria outra versão dos fatos.
No entanto, desde então, a reportagem não tem conseguido entrar em contato com o advogado, mesmo após diversas tentativas.
Diante deste cenário, o Portal M! informa que segue à disposição de Jorge Santana e do advogado Jodian Santana, para ouvir a versão deles à respeito do caso.
Confira a imagem divulgada por Ana Grazielle nas redes:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional