Estudo genético pode explicar por que incidência de Alzheimer é maior em mulheres
Pesquisadores descobriram que a expressão do gene MGMT na população feminina está associada ao desenvolvimento de proteínas características da doença
Uma equipe de pesquisa identificou um gene que parece aumentar o risco de Alzheimer em mulheres, fornecendo uma nova pista potencial sobre por que a incidência da doença é maior na população feminina.
O gene, O6-Metilguanina-DNA-metiltransferase, ou MGMT, desempenha papel importante na forma como o corpo repara danos ao genes em homens e mulheres. Mas, até então, pesquisadores não encontraram uma associação entre MGMT e Alzheimer em homens.
“É uma descoberta específica para mulheres – talvez uma das associações mais fortes de um fator de risco genético para a Doença de Alzheimer em mulheres”, disse a coautora sênior do estudo, Lindsay Farrer, chefe de Genética Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.
Dois terços dos 6,5 milhões de americanos que vivem atualmente com a doença neurológica degenerativa são mulheres, de acordo com a Associação de Alzheimer. É uma tendência que vale em todo o mundo.
“As mulheres, devido a fatores de risco genéticos únicos, como APOE 4 e MGMT, e fatores de risco específicos do sexo, como a redução repentina do estrogênio durante a transição da perimenopausa, podem estar na via rápida em direção à doença”, disse Richard Isaacson, diretor da Clínica de Prevenção de Alzheimer da Faculdade de Medicina Schmidt da Universidade Atlântica da Flória, que não se envolveu no estudo.
O gene APOE 4 é considerado o fator de risco mais forte para o desenvolvimento futuro da Doença de Alzheimer em pessoas com mais de 65 anos, o que é “especialmente verdadeiro para as mulheres, que são mais afetadas do que os homens”, disse Isaacson.
No entanto, muitas mulheres com APOE 4 não desenvolvem Alzheimer, enquanto mulheres sem o gene ainda podem desenvolver a doença.
“Talvez o MGMT seja uma peça importante do quebra-cabeça de previsão de risco para essas mulheres, mas são necessários mais estudos”, disse Isaacson.
Medicamento personalizado
As mulheres devem trabalhar com seus médicos para tentar identificar em qual caminho elas podem estar em relação à doença, aconselham os especialistas.
As intervenções podem incluir a manutenção da pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue em faixas saudáveis, “considerando a terapia de reposição hormonal quando indicada, e defendendo um estilo de vida saudável para o cérebro, incluindo exercícios regulares, dieta mediterrânea, sono adequado e técnicas de redução do estresse”, disse Isaacson.
Em algum momento, cientistas poderão oferecer medicamentos mais personalizados para as mulheres, disse Kellyann Niotis, neurologista da Clínica de Prevenção de Alzheimer da Weill Cornell Medicine e NewYork-Presbyterian, que não esteve envolvida no estudo.
“Em breve poderemos oferecer às mulheres em risco avaliações mais avançadas, como testes genéticos abrangentes em um ambiente clínico, para avaliar mais adequadamente seu risco e desenvolver planos personalizados de redução de risco para proteção ideal do cérebro”, disse Niotis.
* Com informações da CNN Brasil
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional