Dia do Orgulho LGBTQIA+ é lembrado pelo MAM
O 28 de junho é comemorado em todo o mundo devido à ‘rebelião’ de frequentadores do bar gay Stonewall Inn
Em busca da livre expressão, diálogo, respeito e transformação social, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza nesta semana uma série de atividades para lembrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta terça-feira (28).
“Primamos, antes de tudo, por uma gestão humana, centrada no ser humano que carrega consigo imensa complexidade e diversidade que devem ser visibilizadas, entendidas e respeitadas em todos os espaços, seja nas ruas ou em um museu público, como o nosso”, afirma o diretor do MAM, Pola Ribeiro.
O dia 28 de junho é comemorado em todo o mundo devido à ‘rebelião’ de frequentadores do bar gay Stonewall Inn, ocorrida na mesma data no bairro de Greenwich Village, em Nova York (1969). A revolta foi contra as abordagens humilhantes das quais eram vítimas por parte da polícia e autoridades locais. No mesmo dia do ano seguinte (1970), foi realizada a primeira marcha do Orgulho Gay.
Cotas e mediação
O museu tem na sua equipe pessoas que se autodenominam LGBTQIA+. O Programa de Monitores Amigos do MAM-Bahia também dispõe de cotas/percentuais para garantir que os LGBTQIA+ tenham oportunidade de trabalho.
Ariel Oliveira, por exemplo, é a primeira mulher transexual a ser mediadora no MAM-BA. Os monitores atendem e orientam o público visitante com informações, garantem a salvaguarda das obras de arte e realizam visitas guiadas.
“É gratificante e uma grande conquista obter um emprego formal, sabendo a dificuldade que nós, pessoas trans, temos para conseguir trabalho na sociedade em função do preconceito”, comenta Ariel Oliveira.
Com 25 anos e natural de Ipirá, ela cursa Artes e Design na Universidade Federal da Bahia e está no museu através do projeto Partiu Estágio, do governo estadual.
Mercado de trabalho
Jaqueline Souza, de 28 anos, também é mulher trans que trabalha na equipe terceirizada de limpeza do MAM. Natural de Salvador, ela sabe que a dificuldade continua, apesar de alguns casos de melhora.
“Já fui cabeleireira e hoje trabalho na área da limpeza do museu”, afirma Jaqueline. A limpeza é um trabalho importante devido à antiguidade (mais de 300 anos) das edificações do museu, a quantidade de espaços internos e externos e do seu tamanho físico, além do cuidado que as obras de arte exigem.
“Sei como é difícil conseguir colocação no mercado de trabalho e por isso sou muito grata pela oportunidade”, destaca Jaqueline. Indagada sobre o ambiente de trabalho, Jaqueline diz que é “o melhor possível, pois me tratam muito bem; trabalhar no MAM é um lugar muito acolhedor, ainda mais com essa vista maravilhosa”. Para o futuro, Jaqueline pensa em fazer Faculdade de Medicina.
Ambiente e datas afirmativas
Por sua proximidade com o mar, o convívio diário com plantas, árvores e diversos animais, como pássaros, além da tradicional frequência de um público diverso, o MAM já dispõe de um ambiente acolhedor e distenso.
Tanto Ariel quanto Jaqueline, demonstram bem estar, alegria e dedicação no desempenho das suas funções. “Desejo que outros órgãos, assim como o MAM já faz, deem mais oportunidades para as pessoas trans conseguirem seus empregos”, diz Ariel Oliveira.
Ela conta que o convívio com os colegas é tranquilo. “Gosto de trabalhar no MAM, pois sinto que é um espaço acolhedor”, relata. Para ela, o contato com o público é bom.
“Apenas o público adulto masculino às vezes apresenta olhar preconceituoso. Já crianças e adolescentes demonstram carinho”, ressalta Ariel. No futuro, ela pretende continuar no mercado formal de trabalho, atuando com artes.
Além desta terça-feira (28) existem outras datas afirmativas para a comunidade LGBTQIA+, como o Dia Nacional (29.01) e Internacional (31.03) da Visibilidade Trans, o Dia Internacional de combate à Homofobia (17.05), o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29.08), o Dia da Visibilidade Bissexual (23.09), o Dia da Visibilidade Intersexual (26.10) e o Dia da Solidariedade Intersexual (08.11), dentre outros.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional