“É importante planejar e olhar o Brasil a longo prazo”, diz Frank Abubakir sobre novo presidente da República

Unipar iniciou operações no parque de Tucano e a expectativa é que 45 km de linha de transmissão comece as operações no segundo semestre deste ano


Vixe d-flex me-2
redacao 06/06/2022 14:57 Negócios
O presidente do Conselho de Administração e controlador da petroquímica Unipar, Frank Geyer Abubakir, pontuou que, independente do vencedor das eleições 2022, o novo presidente da República deve olhar para o médio e longo prazo e não somente para o curto prazo. A fala aconteceu durante entrevista com o colunista do jornal A Tarde e editor chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

“Eu acho que a grande palavra para o Brasil e, portanto, para o próximo presidente da República que eu desejo muito boa sorte e sucesso, seja quem for, é o longo prazo. Nós precisamos parar de olhar apenas no curto prazo e olhar o emergencial, o médio e longo prazo”, disse o empresário.

Sem esboçar tendências partidárias de políticas de extrema ou não de esquerda e/ou direita, Frank  acredita que entre os planejamentos do país, é importante pensar em projetos futuros que contribuam para para o desenvolvimento nacional de gerações futuras. “É importante planejar e olhar o Brasil a longo prazo. Tomar medidas que talvez não tragam um resultado tão prazeroso em um primeiro momento, mas que vai construir e gerar benefícios para as próximas gerações”, comentou.

Durante conversa com Osvaldo Lyra, Frank fez uma revelação de primeira mão sobre os investimentos futuros para a Bahia – uma fábrica de cloro e solda, que deve ser implantada no polo petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A expectativa é que o novo amplie a oferta de produtos essenciais para atender a demanda decorrente do Marco do Saneamento no Nordeste, já que a empresa é líder na produção de cloro e soda e uma das maiores na produção de PVC na América do Sul.

Segundo o gestor, mais de 20 anos depois da virada do século, ainda é possível ver pessoas, não só na Bahia, mas em várias cidades do Brasil, que ainda andam sobre esgotos a céu aberto. “A questão do saneamento para mim é uma questão que é tão importante, tão basilar, que ela vai antes da questão da Unipar por si. Nós imaginamos que em 2022, pelo século XXI, não é nem mais XX, nós temos pessoas que ainda caminham sobre esgoto e nos damos talvez a possibilidade de outros consumos, outros luxos mesmo menos estruturantes”, pontuou.

“No que diz respeito à Unipar, claro que é uma oportunidade de investimento, e que nós estamos olhando, estamos fazendo. Inclusive já foi dito, o meu CEO Mauricio Russomanno já se posicionou algumas vezes de que estamos prontos para atender as demandas, já estamos investindo nas plantas de São Paulo e pretendemos ampliar esses investimentos para outras partes do Brasil, e eu aqui com meu lado baiano, fico torcendo para que um dos investimentos seja aqui”, acrescentou.

Para o empresário, os “números em termos de Brasil, até pela falta de saneamento, são gigantescos” e com o investimento na reestruturação do serviço básico de saúde, ” gerar muito emprego, vai gerar muita eficiência, tirar muita deficiência, gerar muita riqueza, além da dignidade”.

“Mesmo quem mora na favela, que eu acho um dos grandes desafios do Brasil hoje é acabar com as favelas, no sentido de dar àquelas pessoas a propriedade das suas casas, dar casas melhores, dar água, esgoto, luz, dar dignidade, acho uma bela palavra. Há o luxo digno, há o luxo indigno. Engraçado, na proporção do esforço de cada um, dos riscos que cada um toma, do caminho de liberdade que cada um projeta em sua vida, os números são enormes”, explanou Frank.

“Agora, o que nós estamos olhando, e aí, me permita, eu não posso falar, porque a gente é sociedade de capital aberto, a gente tem mais de 30 mil acionistas, são onde é que estão as janelas e onde é que eu preciso estar na medida do aumento da demanda e na medida que efetivamente as coisas se concretizem. Eu entendo que quando há uma descentralização de decisão, ou seja, quando você permite ao setor privado atender a isso, provavelmente vai dar uma celeridade e efetivamente vai ser feito”, emendou o presidente do Conselho de Administração da Unipar.

Unipar e o Complexo Eólico de Tucano

Apesar de não ter uma tradição de investimentos em parques de geração de energia, seja solar ou eólica, a Unipar se associou a multinacionais para iniciar operações no parque de Tucano (a 268 km de Salvador). A Bahia vai ser responsável por cerca de 40% do consumo total da petroquímica na América do Sul. “Não produzem nenhuma pegada de carbono, nenhum efeito colateral. As turbinas geram riqueza local e riqueza para o país inteiro, porque torna, inclusive, nossos produtos mais competitivos sob o ponto de vista do custo”, ponderou.

Conforme Frank, a companhia consome cerca de 400 megawatts de energia por ano e é um dos maiores consumidores de energia da América Latina. “A questão de energia para nós sempre foi uma questão fundamental, consumimos perto de 400 megawatts de energia por ano. É muita energia”, brincou.

“O nosso processo industrial é basicamente energia, água, sal e eteno, e energia é a primeira linha. Com isso, a gente sempre teve um movimento pioneiro no sentido dos investimentos necessários para energia. Fomos o primeiro consumidor livre lá em São Paulo, e quando vimos a possibilidade de poder construir um parque de energia que zera a nossa pegada de carbono praticamente, no sentido de que o consumo energético que temos virá todo de fonte limpa, e ao mesmo tempo com sustentabilidade econômica… Agarramos com tudo”, exaltou Frank. 

 
Confira entrevista:
 

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional