Câmara Municipal de Ilhéus aprova título de cidadão ilheense para Carlos Eduardo Sodré
Indicação foi aprovada por unanimidade; Entrega do título ocorrerá no segundo semestre deste ano
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Ilhéus aprovou o título de Cidadão Ilheense ao advogado Carlos Eduardo Sodré, em reconhecimento por sua atuação nos vários cargos, municipais, estaduais e federais exercidos, ao longo de sua extensa participação na vida administrativa e política da região cacaueira e do Estado da Bahia. A indicação foi feita pelo vereador Fabrício Filho (PSB).
A entrega do título ocorrerá no segundo semestre de 2022, em solenidade que, deverá contará com amigos do homenageado, além de autoridades da Bahia e de outros estados. A repercussão do ato do Legislativo de Ilhéus tem sido bastante positiva e está sendo enxergada como ato de justiça a um filho da região que, com atuação decente e qualificada, sempre se dedicou à causa pública.
A indicação de Carlos Eduardo Sodré se dá também pelo desempenho de funções na estrutura administrativa federal e também em atividade diplomática, além de serviços prestados junto aos vários governos de que participou, com ênfase para o Governo Roberto Santos, na conquista de obras importantes para vários municípios do sul baiano, incluindo Itabuna e Ilhéus.
Ele também foi o representante permanente daquela gestão governamental, como subsecretário regional (CERIN/CASA CIVIL) e, posteriormente, nos governos Jaques Wagner e Rui Costa, como subsecretário de Agricultura (gestão Geraldo Simões) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (gestão Nestor Duarte), também por sua participação em vários conselhos municipal, em Salvador; do governo do Estado e no Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias/Ministério da Justiça.
Carlos Sodré nasceu em Itapé, filho do ex-prefeito e líder político Horácio Sodré. É advogado formado pela Faculdade de Direito de Ilhéus, fez o curso primário em sua cidade natal, cursou o ensino médio em Itabuna, onde atuou como radialista e jornalista, presidiu o Lions Clube de Itabuna – Centro, por dois períodos, integrou a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, foi consultor jurídico da antiga TELESUL, Secretário Executivo da Associação Comercial, presidiu entidades estudantis e advogou, até transferir-se para Salvador.
Ele também foi secretário de quatro municipalidades (incluindo a capital), assessor jurídico e Chefe de Gabinete da Secretaria Geral da CEPLAC (Brasília), procurador federal e, há 15 anos, é Cônsul da Costa do Marfim, no Estado da Bahia.
O homenageado é detentor da Medalha Marechal Argolo, Visconde de Itaparica, principal condecoração da Polícia Militar, Governo do Estado da Bahia, Cidadão Soteropolitano e Itabunense (títulos outorgados pelos Legislativos da Capital e de Itabuna), além de possuir vários diplomas e menções honrosas. Mais recentemente, no mês passado, recebeu a Comenda 2 de Julho, por outorga da Assembléia Legislativa da Bahia, que é a mais alta condecoração do Estado, sendo saudado pelo Ministro Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF e do TSE.
No rol de suas atuações públicas, ao novo Cidadão Ilheense se credita participação nas lutas em prol da criação da UESC, da Universidade Federal e da Barragem do Rio Colônia (Itapé), dentre outros importantes movimentos reivindicatórios regionais, tendo sido destacado também a sua vinculação a realizações importantes do Governo Roberto Santos em Ilhéus, como o Conjunto Habitacional Nelson Costa, CSU, avenida Roberto Santos e restauração de vias importantes do Pontal.
Atualmente, Sodré escreve para jornais, é escritor, no momento elaborando livros de memórias políticas e profissionais, além de palestrante, também em outros estados e já conferenciou no exterior.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional