Vera Rocha analisa mercado publicitário baiano e destaca baixa remuneração

Durante a pandemia, a publicidade baiana abriu novos rumos: mostrou como comunicar de forma assertiva nas redes sociais, disse a presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia


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redacao 02/06/2022 11:11 Cidades

A comunicação da Bahia encontra gargalos que muitas das vezes pairam no imaginário de empresários, que erram em investir milhões na estruturação dos estabelecimentos e deixam a verba para divulgação dos produtos em último plano. O resultado é a baixa adesão de novos clientes. Durante a pandemia da Covid-19, esse pensamento foi contrastado com a necessidade de mostrar a população o diferencial de cada empresa através de peças publicitárias, que foram divulgadas em TVs, rádios e contas de redes sociais.  

O fato é que se o dirigente não mostra os diferenciais, dificilmente terá um retorno positivo e isso foi confirmado em dois anos de pandemia da Covid-19. Para a presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro), Vera Rocha, durante este período, a publicidade baiana abriu novos rumos: mostrou como comunicar de forma assertiva nas redes sociais, participou de movimentos de apoio a vítimas da Covid-19, além de ajudar empresários acirrar a concorrência. 

“A publicidade não foi feita só para vender. A propaganda brasileira é considerada uma das 20 melhores do mundo. Ela ensina, informa, educa, entretém e ajuda a acirrar a concorrência. Esse acirramento da concorrência é um benefício para o consumidor, que quando vê que há uma atividade promocional ele corre atrás”, afirma a publicitária em entrevista para o programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM), comandado pelo editor-chefe do Porta M!, Osvaldo Lyra. 

Baixa remuneração  

Vera ainda declarou que nesse ano o segundo mandato no Sinapro, chama atenção que as agências de publicidade precisaram se adaptar durante a pandemia da Covid-19. O home office entrou na vida dos funcionários e muitos tiveram que enfrentar problemas como baixa velocidade de banda larga. E, mesmo diante aos desafios impostos em um cenário caótico, o mercado procurou crescer através de cursos e investimentos para acompanhar os avanços tecnológicos. 

“Hoje o profissional de mídia é aquele que tem que ter uma altíssima qualificação. Esse crescimento deveria ser acompanhado de uma melhor remuneração”, diz. “O setor de comunicação sofreu alterações. Agências se dividiram em três, tiveram que se adaptar no home office, se adaptar, lutar para conseguir os instrumentos tecnológicos para o home office”, completa.  

 

Confira a entrevista: 

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