Elize Matsunaga deixa penitenciária após ser beneficiada com liberdade condicional
Ela foi condenada a 16 anos de prisão pelo assassinato do marido
Condenada a quase 20 anos de prisão por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga em 2012, Elize Matsunaga, 40 anos, recebeu alvará de soltura nesta segunda-feira (30), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), e já deixou a cadeia.
A informação foi confirmada pelo advogado dela, Luciano de Freitas Santoro. A SAP informou que cumpriu o alvará de soltura de Elize às 17h35 desta segunda-feira (30) devido ao livramento condicional.
Apesar de ter sido liberada no fim da tarde, ela aguardou o advogado ir buscá-la, por volta das 19h15, para deixar o complexo penitenciário do Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpria pena.
“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje (30), às 17h35, após decisão judicial, a direção da Penitenciária Feminina “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé deu cumprimento ao Alvará de Soltura em favor da presa Elize Matsunaga, em virtude de Livramento Condicional”, diz a nota enviada pela pasta.
O recurso foi pedido à Justiça pela defesa dela e concedido pelo Departamento Estadual de Execução Criminal da 9ª Região Administrativa Judiciária, o Deecrim de São José dos Campos. Com isso, ela passa o restante do tempo de pena em liberdade, tendo que cumprir algumas regras, como informar periodicamente a ocupação e endereço à Justiça.
Inicialmente Elize havia sido condenada a 19 anos e 11 meses de prisão, mas em 2019 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para 16 anos e três meses. A previsão inicial, com a pena atualizada, é que ela deixasse a prisão em 2028.
Trabalho na prisão
Na penitenciária, onde cumpriu pena ao lado de condenadas por crimes que causaram grande repercussão, como Suzane von Richthofen e Anna Jatobá, ela trabalhou no regime semiaberto para diminuir a pena.
Elize atuou na área da costura. Ela ganhou salário e o direito às saídas temporárias. Elize chegou a divulgar que investiria em um negócio de roupas para pets.
Recentemente, após ter participado de um documentário, ela anunciou sua autobiografia, intitulada Piquenique no Inferno, que escreveu à mão na prisão, para pedir perdão à filha, a quem está impedida de ver desde 2012.
Relembre o crime
O assassinato de Marcos Matsunaga aconteceu em 19 de maio de 2012 no apartamento do casal, na Zona Oeste de São Paulo, e gerou grande repercussão na imprensa por envolver uma bacharel de Direito casada com um empresário herdeiro da indústrias de alimentos Yoki. Ele tinha 42 anos à época e Elize, 30.
O empresário foi baleado na cabeça com uma das 34 armas que o casal tinha na casa. Quatro eram de Elize, incluindo a pistola usada no crime. As demais pertenciam a Marcos.
Elize alegou, à época, que atirou em Marcos para se defender porque, após uma discussão, ele a agrediu com um tapa no rosto ao descobrir que ela havia contratado um detetive particular para segui-lo. O profissional havia descoberto mais uma traição do empresário e o filmou com uma garota de programa.
Marcos, que antes já havia sido cliente de Elize quando ela se prostituía, gritou, segundo a bacharel, que tiraria a guarda da filha dela e a mataria.
Com medo de novas agressões e ameaças, já que contou ser sido vítima de violência doméstica em outras ocasiões, ela teria disparado a esmo para se defender.
* Com informações do Portal G1
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional