Elize Matsunaga deixa penitenciária após ser beneficiada com liberdade condicional

Ela foi condenada a 16 anos de prisão pelo assassinato do marido 


Vixe d-flex me-2
redacao 30/05/2022 21:15 Cidades

Condenada a quase 20 anos de prisão por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga em 2012, Elize Matsunaga, 40 anos, recebeu alvará de soltura nesta segunda-feira (30), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), e já deixou a cadeia.

A informação foi confirmada pelo advogado dela, Luciano de Freitas Santoro. A SAP informou que cumpriu o alvará de soltura de Elize às 17h35 desta segunda-feira (30) devido ao livramento condicional.

Apesar de ter sido liberada no fim da tarde, ela aguardou o advogado ir buscá-la, por volta das 19h15, para deixar o complexo penitenciário do Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpria pena.

“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje (30), às 17h35, após decisão judicial, a direção da Penitenciária Feminina “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé deu cumprimento ao Alvará de Soltura em favor da presa Elize Matsunaga, em virtude de Livramento Condicional”, diz a nota enviada pela pasta.

O recurso foi pedido à Justiça pela defesa dela e concedido pelo Departamento Estadual de Execução Criminal da 9ª Região Administrativa Judiciária, o Deecrim de São José dos Campos. Com isso, ela passa o restante do tempo de pena em liberdade, tendo que cumprir algumas regras, como informar periodicamente a ocupação e endereço à Justiça.

Inicialmente Elize havia sido condenada a 19 anos e 11 meses de prisão, mas em 2019 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para 16 anos e três meses. A previsão inicial, com a pena atualizada, é que ela deixasse a prisão em 2028.

 

Trabalho na prisão

Na penitenciária, onde cumpriu pena ao lado de condenadas por crimes que causaram grande repercussão, como Suzane von Richthofen e Anna Jatobá, ela trabalhou no regime semiaberto para diminuir a pena.

Elize atuou na área da costura. Ela ganhou salário e o direito às saídas temporárias. Elize chegou a divulgar que investiria em um negócio de roupas para pets.

Recentemente, após ter participado de um documentário, ela anunciou sua autobiografia, intitulada Piquenique no Inferno, que escreveu à mão na prisão, para pedir perdão à filha, a quem está impedida de ver desde 2012. 

 

Relembre o crime

O assassinato de Marcos Matsunaga aconteceu em 19 de maio de 2012 no apartamento do casal, na Zona Oeste de São Paulo, e gerou grande repercussão na imprensa por envolver uma bacharel de Direito casada com um empresário herdeiro da indústrias de alimentos Yoki. Ele tinha 42 anos à época e Elize, 30.

O empresário foi baleado na cabeça com uma das 34 armas que o casal tinha na casa. Quatro eram de Elize, incluindo a pistola usada no crime. As demais pertenciam a Marcos.

Elize alegou, à época, que atirou em Marcos para se defender porque, após uma discussão, ele a agrediu com um tapa no rosto ao descobrir que ela havia contratado um detetive particular para segui-lo. O profissional havia descoberto mais uma traição do empresário e o filmou com uma garota de programa.

Marcos, que antes já havia sido cliente de Elize quando ela se prostituía, gritou, segundo a bacharel, que tiraria a guarda da filha dela e a mataria.

Com medo de novas agressões e ameaças, já que contou ser sido vítima de violência doméstica em outras ocasiões, ela teria disparado a esmo para se defender.

 

* Com informações do Portal G1

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional