“Precisamos saber de fato o que Neto quer”, diz Ireuda sobre a vaga para vice na chapa do União Brasil
Vereadora do Republicanos é umas das opções dentro do partido para disputar a vice-governadoria ao lado de ACM Neto
A vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos) falou sobre a escolha do nome que sairá como vice na chapa do pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto. Ela, junto com o presidente estadual da sigla, Márcio Marinho, e o deputado federal Marcelo Nilo, são algumas das opções dentro do partido para ocupar a vaga. Também estão na disputa a ex-vereadora Rogéria Santos de Salvador e a vereadora de Serrinha, Edilene Santana.
Questionada sobre sua expectativa para assumir a corrida estadual ao lado do ex-prefeito de Salvador, Ireuda disse que a responsabilidade da escolha está em Neto. Ela disse que cabe a ele se posicionar e definir quem será o seu companheiro ou companheira de chapa.
“Bom, essa questão aí é tratada entre o presidente nacional e o presidente do estado, no caso, Márcio Marinho. Ele é um dos indicados e merecido, vem de uma trajetória de trabalho muito grande, apoiando sempre o Neto dentro do seu governo, e nós temos também o (Marcelo) Nilo, agora, nós precisamos saber de fato o que é que o candidato Neto quer. Estamos nessa dependência de saber o que Neto quer. É ele que precisa decidir”, afirmou a vereadora em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na Rádio Nova Brasil FM, nesta quinta-feira (26).
Ainda de acordo com Ireuda, apesar de seu nome figurar como uma possibilidade, há uma preferência do partido por Marinho, seguido por Nilo. “Nós temos ali, dentro do Republicanos, dois nomes configurados e digo pra você que Márcio Marinho tem uma prioridade considerável dentro do partido por sua trajetória de luta, pelo trabalho, pelo que ele representa hoje dentro dos segmentos. Então, ele é um nome, e Nilo também. Agora nós precisamos que Neto decida. Nessa questão aí, é Neto que decide o que precisa acontecer”, pontua.
Violência contra mulher
Atual presidente da Comissão da Mulher na Câmara de Salvador e militante da causa de violência contra a mulher, a vereadora conta que já chegou a ser atacada ao expressar seu posicionamento político na internet. O internauta, segundo ela, um policial militar aposentado, lhe xingou com palavras de baixo calão, após a vereadora ter elogiado a gestão de ACM Neto na prefeitura de Salvador. “O cara me xinga simplesmente por essa fala minha. A violência, o âmbito que ela é, é muito sério”, lamenta ela, que diz ter aberto um processo contra o agressor.
Dentro da defesa do direito das mulheres, que é sua maior pauta, a vereadora critica a demora da Justiça em julgar os casos de violência doméstica. “Nós temos uma rede de apoio e a Lei Maria da Penha que é uma lei complexa, mas estamos muito aquém ainda porque o número de violência é muito grande e ainda se é pouco o que nós temos. Nós não precisamos criar novas ferramentas, não é disso que eu estou tratando, e sim, de eficácia. Nós precisamos ter uma celeridade maior para assistir e libertar essa mulher dentro da opressão”, pontua.
“A violência doméstica é algo de urgência e precisa que os equipamentos públicos atuem na mesma celeridade”, completa ela, que também reforça a importância da própria mulher se conscientizar sobre a questão.
“É preciso essas mulheres darem um grito, é preciso elas entenderem que a questão não está tão somente em denunciar não. Denunciar é um fato, é dever de todos, agora a gente precisa tratar de atitude, de consciência, essa mulher precisa ter consciência de que ela precisa viver e ela não vive dentro de uma relação como essa”, afirma.
Outro ponto criticado por Ireuda é a falta de mulheres com filhos no mercado de trabalho. Para ela, a oportunidade de emprego e capacitação é um dos pontos chaves para libertar as vítimas de agressão. “Não somente o poder público, mas a sociedade também precisa ter consciência”, diz.
Confira a matéria completa:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional