Coletivo Médicos pela Democracia debate importância das eleições para políticas públicas
Evento de boas-vindas do PT Bahia aconteceu na sede do partido na Bahia, na segunda-feira (16)
Integrantes da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), filiados ao PT, discutiram os desafios das eleições deste ano para as políticas públicas no Brasil. A atividade, que é um evento de boas-vindas do PT Bahia, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, aconteceu na sede do partido na Bahia, na segunda-feira (16).
No encontro, os profissionais debateram questões como o fortalecimento da democracia e a defesa do SUS. O grupo defende a eleição de Lula à presidência e de Jerônimo Rodrigues, na Bahia, como forma de reagir ao processo de intolerância e aos desmontes de políticas públicas.
Presente na reunião, o deputado federal Jorge Solla destacou a união do movimento médico e da militância da saúde para tentar transformar o cenário de crise no país.
“Estarmos juntos aqui nesse momento é muito importante, especialmente pela dimensão dessa eleição. Nunca é demais lembrar que nós não estamos navegando em céu de brigadeiro, muito pelo contrário. Nós estamos em pane no país, e digo que mesmo estando lá no centro do furacão a gente ainda não tem a dimensão do tamanho do estrago que fizeram, estão fazendo e ainda farão. A gente não tem uma única política pública que você bote a lupa e tenha conseguido preservar o que a gente tinha até 2016. Os indicadores são uma tragédia. A vitória de Lula vai representar a capacidade de recuperar o país”, afirmou o deputado, que também falou sobre a importância da vitória de Jerônimo na Bahia.
Pré-candidata a deputada estadual pelo PT, a médica infectologista Ceuci Nunes também falou sobre a relevância da participação da classe e disse que a eleição de 2022 é um divisor de águas.
“Está havendo um desmonte muito grande de todos os programas sociais, de todos os programas de governo para as pessoas mais pobres, para a saúde, para a educação. E nesse sentido, a entrada de médicos em um partido como o PT é extremamente importante para qualificar essa luta, para dar mais conteúdo a essa luta e dar mais possibilidade de atuação dos médicos que acreditam em um Brasil mais justo, em uma saúde pública para todos, que tenha um orçamento adequado, nos programas do SUS que estão sendo desmontados e a gente precisa retomar. Estamos com o orçamento da saúde 20% menor do que em 2019, então isso tudo tem uma implicação na saúde das pessoas e no SUS em que 80% dos brasileiros só têm o SUS”, disse.
Ceuci lembrou as políticas públicas das gestões petistas em âmbito nacional e estadual.
“Precisamos pensar na saúde não só como ausência de doença, mas de bem-estar social, e tudo que foi feito no governo Bolsonaro vai de encontro e não ao encontro das políticas públicas. Quando você compara o governo Lula e Dilma com o governo Bolsonaro é muito diferente o que foi feito para a população mais numerosa, a população mais pobre do Brasil. Na Bahia também é importante comparar como era a Bahia antes, como era a saúde, como eram as escolas antes do governo Jaques Wagner e do governo Rui Costa e como estão agora. Então essa eleição é uma eleição para se comparar o legado, mas é claro que não podemos ficar só nisso, a gente tem que propor avanços ainda maiores”, completou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional