Em alta entre os jovens, cigarros eletrônicos são alvo de preocupação entre sociedades médicas
Entidades esperam decisão da Anvisa sobre a manutenção da proibição da importação e venda do produto no Brasil
Com essências e sabores diversos e uma aparência que pode variar, o cigarro eletrônico tem virado moda, sobretudo, entre os mais jovens. No entanto, se engana quem acha que a novidade não oferece problemas. De acordo com médicos especialistas, o uso do produto pode provocar consequências tão nocivas quanto o tabagismo, incluindo doenças pulmonares e cardiovasculares e câncer.
De acordo com o pneumologista e diretor de Assuntos de Saúde Pública da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Guilhardo Fontes Ribeiro, os cigarros eletrônicos induzem a várias doenças em uma idade precoce – pulmonares, cardiovasculares, cerebrais e outras, além do câncer.
Segundo o especialista, as pessoas que utilizam o equipamento estão expostas a tantos problemas quanto aquelas que utilizam o cigarro tradicional.
“Sim, afinal é um cigarro, seja ele ou não eletrônico. Ele cria dependência, além da nicotina estar relacionado a um grande numero de doenças, entre outras substâncias químicas que são liberadas pelos vapores aquecidos do dispositivo. Vale lembrar que, no passado, era usado cigarro com filtro e mentolado, com o objetivo de passar uma falsa sensação de segurança, assim como estão fazendo com os vaporizadores, em diversos formatos, que seduzem os jovens”, relata.
Para o médico, o grande problema dos usuários do cigarro eletrônico é a dependência, além da indução do tabagismo passivo, que podem ocasionar doenças pulmonares agudas e crônicas, além de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Tudo isso em pessoas jovens, coisas que não se viam em cigarro tradicional”, aponta Guilhardo Fontes Ribeiro.
Proibição em 2009
Os chamados Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) passam agora por um processo de discussão e atualização de informações técnicas. Eles foram proibidos em 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diante deste quadro, a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e diversas entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), se uniram em torno da proibição do comércio dos cigarros eletrônicos.
Para tanto, as entidades emitiram um alerta à Anvisa sobre os prejuízos causados pelo aparelho e têm realizado diversas campanhas apontando que o cigarro eletrônico também é cigarro, deixando de lado a imagem de que o objeto é uma alternativa mais saudável ao produto convencional.
Atualmente, a Anvisa está na fase da Tomada Pública de Subsídios, aberta a receber informações técnicas a respeito dos cigarros eletrônicos.
“A Anvisa deve dizer sempre não, em razão da saúde coletiva do nosso país, sem sobra de duvidas. Caso contrário, todo trabalho desenvolvido para controle do tabagismo no Brasil seria seriamente danificado, e olhe que o Brasil é referência nisso”, ressalta Guilhardo.
Além disso, o pneumologista reforça que são necessárias medidas mais rigorosas para fiscalização da venda dos objetos, além de punição de violadores desta resolução. De acordo com ele, não existe alternativa saudável para a prática do tabagismo.
“É fundamental como medida preventiva, inibindo a divulgação e glamorização dos vaporizadores, que têm sido um grande problema de saúde publica em todo o mundo e no Brasil, seduzindo os jovens”, enfatiza.
Para ele, o cigarro eletrônico nada mais é que uma nova versão do cigarro antigo com a tecnologia incorporada, mas com a intenção de vender a mesma droga.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional