“Ser mãe é uma coisa que a gente não consegue explicar”, afirma influencer que não sonhava ter filhos
Caren conta que a aceitação da maternidade foi um processo lento, mas que hoje a chave foi virada e ela não vê a vida sem o filho Gustavo
Da frustração ao amor. Este foi o caminho percorrido pela digital influencer Caren Teixeira, 33 anos, durante os primeiros meses de gestação de Gustavo. “Eu nunca quis ter filhos. Nunca foi o meu sonho. Quando tudo estava ‘indo bem na vida’, principalmente na minha carreira, eu engravidei. Hoje, ele é o meu tudo! Minha vida era completamente sem graça antes dele”, afirmou, em entrevista ao Portal M!.
A história de Caren começa em agosto de 2019, quando ela decidiu largar a vida de professora infantil da rede municipal de Salvador para se lançar de cabeça na área digital com um trabalho envolvendo roupas, iniciado em 2017 com uma amiga.
“Naquela época, a gente só postava uns achadinhos que comprávamos nos shoppings. Depois de um tempo, ela parou, mas eu segui. Em 2019, eu entrei com um projeto de emagrecimento e por uns cinco meses, foquei na vida fit”, disse.
Caren conta que estava num momento bem legal, com o foco voltado para o Instagram e para a rotina de uma vida mais saudável, quando veio a gestação do pequeno Gustavo, que hoje está perto de completar 2 anos.
“Eu pensei que minha vida tinha acabado. Fiquei uns cinco meses introspectiva, muito para baixo e piorou mais quando começou a quarentena. Então, juntou tudo – eu não queria ter filho, a preocupação com meu corpo (o medo de deformar) e a escassez de trabalho naquela época”, relembrou.
O que Caren não sabia é que Gustavo abriria novas possibilidades para a sua vida e foi justamente na gestação que a influencer viu que poderia conciliar a gravidez com trabalho.
“Eu recebi algumas propostas de trabalho, principalmente um contrato de uma empresa de São Paulo para testagem do exame sanguíneo NIPT [serve para avaliar possíveis alterações cromossômicas do feto, como a síndrome de Down, por exemplo]. Foi o meu melhor contrato até agora”, contou.
Caren e o pequeno Gustavo (Arquivo pessoal)
Os medos da maternidade
Depois, para quem havia descido a ladeira, foi o momento de subir novamente e levar junto a autoestima. Caren contou que a vida dela ficou mais calma e ela passou a curtir os últimos meses do processo gestacional. Porém, a influencer carregava muitos paradigmas da sociedade, principalmente o modelo de mãe feliz.
“No começo, era só frustração pelo meu corpo. Depois sofri muito com os enjoos, e por quatro meses. Depois essa chave mudou e algo nasceu em mim. Quando Gustavo nasceu, eu fiquei com um pouco daquela tristeza do pós-parto e foi um período um pouco complicado. Vinham na minha cabeça coisas que as pessoas falavam: ‘Quando você vir seu filho tudo vai mudar, você vai sentir uma conexão’. Mas eu estava com meu filho no braço não sabia o que fazer. Tive muita ajuda, mas me senti muito só naquele período”, disse a influenciadora.
Para Caren, os primeiros dias de maternidade foram muito difíceis, embora ela sempre tivesse a ajuda do marido e da mãe. Ela afirma que ‘a mãe’ adormecida foi nascendo aos poucos. Mesmo no pós-parto, Caren lembra que as pessoas não queriam entender seus sentimentos – em vez disso cobravam dela felicidade.
“Perguntavam ‘por que não está feliz? Vai brincar, seu filho está aí’. Eu tive que superar tudo isso sozinha. Embora eu não me reconhecesse como mãe, eu sempre estive ali. Sempre que ele precisava, eu estava ali. Hoje, eu sou uma leoa, super protetora”, brincou.
“Antes, eu acordava com um mau humor tremendo. Ninguém podia falar comigo por, no mínimo, uma hora. Durante os primeiros dias, Gustavo sempre me acordava. Quando eu olhava para ele, via aquele sorrisinho. Isso foi me moldando. Ele foi me moldando, me ensinando a se mãe”, falou a ex-professora.
“Demorou para eu me adaptar e me entender como mãe. Agora sim, a chave mudou. E é aquela coisa, quem pensa que uma mãe nasce com o filho, está enganada. Ser mãe é algo que a gente não consegue explicar. É um mix de sentimentos que não tem explicação. É algo que vai nascendo aos poucos, ali, no dia a dia”, pontuou.
Divulgação / Thainá Bittencourt
Toda mãe é diferente, mas as preocupações são iguais
Hoje, em um novo ciclo de vida, Caren pode finalmente entender certas atitudes de sua mãe. “Muita coisa eu não entendia, agora eu entendo e já penso no futuro. Às vezes me pego pensando em como vou fazer para ele entender que certas coisas fazem mal. Recentemente, vi uns meninos correndo no pátio do prédio e pensei: ‘nossa, em breve vai ser o Gustavo ali’. Ele não vai me entender também”, desabafa.
Quando Gustavo tem uma febre, o que antes era normal para ela, hoje já é motivo de preocupação com o pequenino. “Sentimentos que eu não fazia ideia [que tinha] despertaram em mim. Se antes eu fazia viagens quase todo final de semana, hoje morro de medo de pegar uma estrada com ele”, comentou.
A influencer ainda aproveitou para mandar um recado para todas as mães que passam ou que passaram pelo mesmo mix de conflitos que ela vivenciou. “As muitas Carens que estão por aí, eu queria confortar estas mães que ainda estão em conflito de que, é verdade, tudo isso passa. A gente pensa que não vai ser a melhor mãe do mundo. Temos esse medo, de falhar, de não saber o que fazer, mas isso é assim, é normal. A gente faz o que pode, o que é o melhor”, disse.
Uma nova fase da vida
Com a diminuição dos casos de Covid na Bahia e no Brasil, e a consequente retomada da economia nacional, Caren vê hoje sua vida por uma outra perspectiva. Embora tenha Gustavo como novo integrante da família e prioridade de sua existência, sua rotina de trabalhos voltou ao normal.
“Não vejo mais a minha vida sem ele. Gente, hoje olho para trás e vejo que minha vida era completamente sem graça, aleatória, que nem eu consigo entender. Hoje, trabalho normalmente, embora o trabalho em casa seja mais cansativo. Então, aproveito o momento que ele dorme, de madrugada, para fazer meus trabalhos, meus provadores e tudo mais. Detalhe: meu corpo voltou ao lugar”, comemora.
Arquivo pessoal
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional