“Os quatro governos do PT perderam a guerra para o tráfico na Bahia”, diz ACM Neto
Pré-candidato ao Palácio de Ondina falou sobre a morte de policiais em Salvador
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), repercutiu a “onda” de violência que tem se instaurado no estado nas últimas semanas e fez duras críticas sobre a segurança pública na Bahia. Para ele, os quatro governos do PT, de Rui Costa e Jaques Wagner, perderam a guerra para a criminalidade, e a mudança só virá com a troca de poder.
“Os quatro governos do PT perderam a guerra para a criminalidade, foram derrotados pelo crime organizado, pelas facções criminosas. Antigamente, para os baianos terem notícia de Comando Vermelho e PCC, precisavam ligar o rádio ou a televisão para acompanhar o que estava acontecendo em São Paulo e Rio de Janeiro, a gente só ouvia falar desse banditismo desenfreado lá nos outros estados. Hoje, infelizmente, as coisas estão acontecendo aqui na Bahia”, lamentou Neto durante entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, para o programa Nova Manhã Salvador da rádio Nova Brasil FM, na manhã desta terça-feira (10).
Na noite do último sábado (7), o policial militar Alexandre Menezes, de 30 anos foi assassinado enquanto fazia rondas no bairro de Águas Claras, na periferia de Salvador. Um dia depois, na noite de domingo (8), dois policiais militares da mesma companhia de Alexandre foram mortos a tiros, enquanto voltavam do velório do colega, na localidade conhecida como Invasão da Independência, na região de Cajazeiras.
As três mortes foram lembradas por Neto. Para ele, a polícia baiana está sucateada e sofre com falta de equipamentos e incentivo. De acordo com o pré-candidato, 296 municípios baianos contam com apenas dois policiais efetivos, e muitos nem sequer possuem um delegado em exercício.
“Infelizmente, hoje, em muitos lugares, os bandidos estão mais organizados e aparelhados do que a própria polícia. Eu vivi isso durante oito anos em Salvador, tem muitos lugares em que a polícia não entra porque ali é um território cujo comando é todo das organizações criminosas. Você vai para o interior e a realidade não é diferente. Em 296 municípios da Bahia, hoje, tem apenas dois policiais que trabalham em esquema de revezamento, muitos municípios não têm delegado titular, a viatura parada por falta de combustível, os policiais totalmente desestimulados. Essa é a realidade da segurança pública da Bahia”, afirma.
ACM Neto disse ainda que os governos de Rui Costa e Jaques Wagner passaram o tempo “buscando culpados e desculpas” e “tirando o braço da ferida” em meio ao avanço da criminalidade no estado.
“Rui só sabe dizer que é um problema nacional. Qual é meu amigo, chega de justificativa. É um problema nacional, mas tem muitos estados que estão reduzindo a violência e botando bandido na cadeia. Então, essa é uma guerra perdida pelo PT e a realidade só vai mudar se o partido sair do poder na Bahia”, critica.
Entre as medidas para aumentar a segurança que ele promete fazer, se for eleito, estão a contratação de policiais, o aumento da remuneração e dar melhores condições de trabalho, por meio da tecnologia e inteligência.
“Se eu tiver oportunidade de ser governador, vou encarar o problema e buscar a solução, não vou empurrar de lado, não vou ficar dizendo que a culpa é nacional e internacional, acima de tudo vai ser preciso ter uma mudança de postura, senão a violência vai continuar arrasando nosso estado”, concluiu.
Assista entrevista:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional