Amab defende juiz criticado por Carballal após ação que pedia anulação de comissões na Câmara de Salvador

Em entrevista, vereador teria dito que Pedro Rogério Godinho tomou decisão pelo fato de o pai dele, o ex-vereador Pedro Godinho, ser aliado de ACM Neto (UB)


Vixe d-flex me-2
redacao 28/04/2022 08:58 Política

A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) fez críticas ao vereador Henrique Carballal (PDT), após as queixas do edil ao juiz Pedro Rogério Godinho, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, responsável pela apreciação de ação ajuizada pelo União Brasil para anular a nova composição das comissões da Câmara Municipal (CMS).

Em uma entrevista nesta semana, o pedetista alegou o fato de o magistrado ser filho do ex-vereador Pedro Godinho, aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), além de a mãe do juiz ocupar cargo na prefeitura da capital baiana.

Em nota, a entidade negou as falas de Carballal e saiu em defesa do magistrado. Nela, Pedro Rogério repudia a tentativa de envolvimento dos nomes dos pais em uma questão alheia a eles, além da “alegação de fatos desprovidos de  juridicidade pelos questionadores, ao arrepio da lei”. 

“A suspeição deve referir-se, exclusivamente, ao juiz com uma das partes. Saliente-se que a mãe do magistrado não tem qualquer cargo comissionado na Prefeitura de Salvador e o seu pai já não é  vereador na cidade”, diz o documento, que é assinado pela presidente da Amab, Nartir Weber.

A associação pontua que cabe ao Poder Judiciário a defesa das Constituições Federal e Estadual e ressalta que, em um Estado Democrático de Direito, “é preciso respeito ao princípio do livre convencimento motivado do julgador, com a construção de fundamentação das decisões, que dá transparência, credibilidade e força às decisões judiciais”. 

“Qualquer que seja a decisão pelo magistrado, esta também é passível de revisão por meio de recursos definidos em lei”, diz a nota.

No texto, a associação ainda reafirmou o seu “posicionamento de absoluta defesa ao direito de julgar, no respeito às leis e princípios constitucionais e no cordial tratamento que deve conduzir as relações entre os Poderes e as Instituições”.

Confira a nota na íntegra:

“A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), entidade de classe que representa os juízes e desembargadores do Poder Judiciário do Estado, vem prestar esclarecimentos em face de notícias publicadas na imprensa sobre pedido de suspeição do juiz Pedro Rogério Godinho, titular da 8a. Vara da Fazenda Pública de Salvador, feito por vereador deste Município. O magistrado é responsável pela apreciação de ação ajuizada pelo partido União Brasil, que busca anular a nova composição das comissões da Câmara da capital baiana.

O magistrado repudia a tentativa de envolvimento dos nomes dos seus pais em uma questão alheia a eles, bem como a alegação de fatos  desprovidos de  juridicidade pelos questionadores, ao arrepio da lei. A suspeição deve referir-se, exclusivamente, ao juiz com uma das partes. Saliente-se que a mãe do magistrado não tem qualquer cargo comissionado na Prefeitura de Salvador e o seu pai já não é  vereador na cidade.

É imprescindível que estejamos sempre atentos para o respeito às pessoas e instituições. Ao Poder Judiciário cabe a defesa das Constituições Federal e Estadual e não lhe é permitido escusar-se de julgar as demandas que lhe são apresentadas, qualquer que seja o autor ou réu do processo, ou o interesse em litígio, tampouco julgar sem atenção à lei e princípios que norteiam o sistema jurídico.

Em um Estado Democrático de Direito é preciso respeito ao princípio do livre convencimento motivado do julgador, com a construção de fundamentação das decisões, que dá transparência, credibilidade e força às decisões judiciais. Qualquer que seja a decisão pelo magistrado, esta também é passível de revisão por meio de recursos definidos em lei.

Neste contexto, a Associação dos Magistrados da Bahia reafirma seu posicionamento de absoluta defesa ao direito de julgar, no respeito às leis e princípios constitucionais e no cordial tratamento que deve conduzir as relações entre os Poderes e as Instituições.

Nartir Weber
Presidente da AMAB”

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional