Imbassahy diz que Doria conseguirá furar bolha da polarização entre Lula e Bolsonaro na campanha
Em entrevista para Osvaldo Lyra, o secretário falou do diálogo entre o PSDB, União Brasil e MDB. Ele também citou o palanque do tucano nos estados
Apesar da capacidade gerencial, o pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, João Doria, tem o grande desafio de furar a bolha da polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL). Ambos aparecem na liderança das pesquisas eleitorais.
Para o secretário responsável pelo escritório de São Paulo em Brasília, Antônio Imbassahy, a expectativa dessa conquista é positiva. De acordo com ele, Doria já está no caminho certo ao se apresentar como pré-candidato, mostrar sua biografia e realizações, além de buscar a confiança dos brasileiros.
“Furar essa bolha da polarização é absolutamente possível, porque todas as pesquisas indicam que esses números que são apresentados podem ser modificados. Mais da metade da população brasileira não deseja essa polarização. A população brasileira quer um projeto novo, não quer voltar ao passado que não deu certo e o presente também que custou muita gente que votou no presidente da República”, afirma Imbassahy em entrevista para o editor-chefe do Portal M!, o jornalista Osvaldo Lyra.
O ex-governador de São Paulo começou a pré-campanha há cerca de três semanas. Em nova pesquisa do Ipespe, encomendada pela XP Investimentos e divulgada no início de abril (dia 11/4), o tucano obteve um crescimento em torno de 20% nas intenções de voto, chegando a 5% na apuração espontânea e 6% na estimulada.
Apesar disso, novos dados ainda não apontam uma força para vencer Lula ou Bolsonaro. Segundo pesquisa divulgada na quinta-feira (21), pelo EXAME/IDEIA, se a decisão final das eleições fosse hoje, o atual mandatário ganharia de João Doria, por 38% a 29%. Já o petista venceria o tucano por 50% X 26%.
Estratégia
Como uma possível estratégia que mira força para derrotar a polarização, há um movimento político de diálogo entre o PSDB, União Brasil, MDB. A ideia é surgir uma candidatura única, já que a saída de Sergio Moro da disputa acabou beneficiando Jair Bolsonaro. Imbassahy acredita na estratégia e pondera que é necessário estabelecer critérios para a escolha do candidato.
“Eu acredito. Embora não seja uma coisa fácil. É uma tarefa de construção que requer estabelecer critérios para a escolha desse candidato. Critérios objetivos do ponto de vista de avaliação de realizações, grau de votação que já foi recebido do colégio eleitoral, pesquisas que devem ser consideradas. É possível”, avalia.
Entre os pré-candidatos que podem ser escolhidos nesse acordo, estão Doria pelo PSDB; o deputado federal de Pernambuco, Luciano Bivar, pelo União Brasil e a senadora Simone Tebet pelo MBD. Segundo Imbassahy, nesta segunda-feira (25) haverá uma nova reunião com os presidentes dessas siglas com o objetivo de iniciar a avaliação dos critérios para a escolha do candidato dessas forças que fazem oposição ao presidente Bolsonaro.
Doria e palanque nos estados
Para se fortalecer nacionalmente é importante ter palanques nos estados, o secretário ressalta que Doria terá apoio robusto no país.
“Nós teremos candidatura ao governo do estado em aproximadamente 10 estados brasileiros. Quase que um terço dos estados. Isso está sendo formado. Vários estados brasileiros ainda estão em organização das chapas. Quanto a base de apoio do candidato João Doria, não tenho dúvida que será uma base muito sólida, robusta que vai apoia-lo nos estados do Brasil”.
Juristas se unem em defesa de Doria nas prévias do PSDB
Essa semana 73 juristas de várias partes do país, assinaram um manifesto corroborando com os resultados das prévias do PSDB. Imbassahy analisa que este movimento fortalece a candidatura de João Doria.
“O PSDB tomou essa iniciativa ousada e desafiadora de realizar prévias partidárias. As prévias mobilizaram todo o partido e tivemos a votação de cerca de 45 mil filiados do PSDB, um número muito expressivo, o que deu a João uma plataforma de apoio. O candidato do PSDB é o João Doria e não haverá nenhum tipo de questionamento que possa superar a decisão tomada pela maioria dos filiados”, finaliza.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional