Pela primeira vez como diretor, Lázaro Ramos fala do sucesso de ‘Medida Provisória’ e trabalho com Taís Araújo

“É um filme que começa com comédia, depois vai para trilha de ação, termina no drama. Com um elenco dos sonhos”, disse o baiano, em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra


Vixe d-flex me-2
redacao 01/04/2022 13:20 Cultura

“Melhor filme desde Cidade de Deus. Eu nunca esperei ouvir isso. Uma mistura de ‘Parasita’ com ‘Black Mirror’. Eu fiquei um pouco assustado”, afirmou o ator e diretor Lázaro Ramos, sobre as críticas que tem recebido do filme dirigido por ele ‘Medida Provisória’.

O baiano está em Salvador para divulgar o longa-metragem, que tem no elenco o anglo-brasileiro Alfred Enoch, além de outros grandes nomes da teledramaturgia do país como Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui, Paulo Chun e Maíra Azevedo, a Tia Má. 

‘Medida Provisória’ é a primeira ficção dirigida por Lázaro Ramos e é baseado no roteiro original da peça teatral Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, escrito em 2011.

A trama se passa em um futuro distópico onde o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros do País a voltarem à África, como forma de reparar os tempos de escravidão.  

“É uma história que fala de um Brasil do futuro, mas muito de um Brasil de hoje também, para a gente refletir e se sentir poderoso para mudar o mundo para um lugar melhor. Esse é meu sonho”, afirma o diretor baiano em entrevista para o editor-chefe do Portal M!, o jornalista Osvaldo Lyra.

“Pode esperar um filme eletrizante. É um grande entretenimento. É um filme que começa com comédia, depois vai para trilha de ação, termina no drama. Com um elenco dos sonhos”, completa. 

Filme de Lázaro é baseado em peça de ficção distópica. Imagem: divulgação

O longa-metragem será lançado em território brasileiro oficialmente no dia 14 de abril. Porém, a pré-estreia do filme ocorreu na noite de quarta-feira (30), no UCI Orient do Shopping da Bahia.

Além de Lázaro Ramos, o evento contou com a presença de Maíra Azevedo, a Tia Má e o ator Alfred Enoch, conhecido pela participação nos filmes da saga “Harry Potter” e na série premiada “How to Get Away With Murder”.  

Na ocasião, o diretor falou sobre o sucesso de ‘Medida Provisória’, que tem o texto escrito por três baianos.    

“No filme aconteceu uma coisa linda. Ele foi para 27 festivais, ganhou um monte de prêmio. Direção elogiada, as atuações elogiadas […] Não sabia do poder dessa história e agora estou muito feliz do filme chegar no Brasil e doido para contar outras histórias”, diz Lázaro. 

Política brasileira 

Apesar do roteiro ser de 10 anos atrás, se mantem muito atual, sobretudo em um momento de tensionamento da política que temos hoje. O diretor baiano afirma que esta mensagem foi inesperada e tem expectativa que a obra faça as pessoas repensarem a realidade. 

“Foi uma mensagem inesperada. O filme não tinha esse propósito de falar exatamente dos conflitos de hoje. É uma peça que nasce em 2011, o roteiro do filme, a base se estabelece em 2015 e era um exercício sobre um futuro que a gente não queria que acontecesse. Algumas delas aconteceram e continuam acontecendo. Ai a culpa não é da ficção, aí a gente precisa repensar nossa realidade. Espero que o filme contribua positivamente para a gente repensar nossos passos, o nosso futuro. Qual projeto comunitário de convivência conjunta que a gente quer”. 

Desafios

Lázaro Ramos é consagrado nacionalmente pelo trabalho na TV, cinema, teatro, mas se arriscou pela primeira vez a atuar por trás das câmeras como diretor. Perguntado sobre a sensação de estar nessa função, a estrela informa que agora sente a coragem para continuar dirigindo longas.  

“[Foi uma] experiência totalmente diferente, eu estava apavorado. Sabia o que ia acontecer, da importância da história, sabia que tinha que dirigir. Quando o filme estreou, foi o que me deu coragem para continuar a dirigir. É um pouco pelo olhar dos outros”, relata.  

Já sobre trabalhar com a esposa, a atriz Taís Araújo, ele não poupou elogios. O ator revela que quando trabalham juntos, há sempre a mistura de assuntos da família com o profissionalismo, mas que no fim, a prioridade em cena é sempre da história. 

“A gente sempre misturou tudo. A gente se comunica muito bem quando está trabalhando e no final das contas, a gente sempre coloca como prioridade a história, o filme. É um lugar de muito respeito e admiração. Eu admiro muito Taís como atriz. É uma atriz que mesmo se eu não fosse marido dela gostaria de trabalhar com ela e de assistir ela”. 

Salvador 

A estrela é natural de Salvador e tem uma relação próxima com a cidade. No papo com Osvaldo Lyra, ele também aproveitou para descrever a relação de memória afetiva que as terras soteropolitanas despertam nele. 

“Ser baiano é o que melhor me descreve. A Bahia é o lugar onde eu ainda bebo para conseguir dar meus próximos passos. Eu falo em todos os sentidos, culturalmente falando, o teatro que aprendi a fazer na Bahia, o jeito de me relacionar com minha família, o jeito de celebrar meus antepassados, é o que eu passo e ensino para os meus filhos”. 

Assista a entrevista:  

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional