PT dará protagonismo a ilustre desconhecido na Bahia
Escolha de Jerônimo Rodrigues expõe falta de rumo do PT baiano
“Tudo o que puder dar errado dará”, diz a famosa Lei de Murphy. A reunião da última semana na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio Vermelho, que definiu o nome do secretário de Educação Jerônimo Rodrigues como o pré-candidato do partido nas eleições de outubro mostrou que a sigla que comanda a Bahia há quase 16 anos pode ter perdido o rumo.
A decisão pode ser o início para o fim da linha do PT baiano. Com o anúncio de Jerônimo (homem, quem és tu?) como pré-candidato do partido ao governo, o PT mostra em praça pública a aparência do possível candidato derrotado nas eleições deste ano. Digo possível porque na política o que não há é certeza.
Mesmo dispondo do governo do Estado para levar à vitrine uma pose capaz de seduzir parte do eleitorado, à candidatura de Jerônimo – que ganhou no xadrez para a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano – deve sucumbir. Sorte, palanques no interior, dinheiro e aliados de peso podem mudar esse cenário para o grupo governista baiano. Mas neste momento nada disso parece ser capaz, à primeira vista, de empolgar até mesmo os petistas “raiz”.
“Nunca interrompa seu inimigo enquanto ele comete um erro”. A frase de Napoleão, dita em 1805 durante uma batalha – e aí pode ser a Batalha de Trafalgar, a Batalha de Austerlitz ou qualquer outra batalha menor – é música para os ouvidos de quem quer ver o PT longe do Palácio de Ondina. A frase é também traduzida de outras duas maneiras: “Jamais interrompa o seu adversário quando ele estiver cometendo um erro” e “Nunca interrompa um inimigo enquanto ele estiver no processo de auto-destruição”. Ainda que uma seja mais um pouquinho pesada que a outra, o significado é o mesmo.
Candidato oposicionista neste cenário, ACM Neto (União Brasil) age como Napoleão. Nem em seus melhores sonhos, o ex-prefeito de Salvador e principal concorrente do PT na Bahia imaginou enfrentar um candidato governista sem nenhuma envergadura – imaginava enfrentar Wagner (PT), Otto (PSD) ou João Leão (PP). A percepção de quem observa de fora é que mesmo sem ter entrado em campo ainda, a derrota do PT e, consequentemente, a vitória de Neto é certa.
O agora protagonista da cena petista na Bahia e principal concorrente de Neto chegou ao governo do estado em 2007, no primeiro mandato de Wagner, como Assessor Especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2010, se tornou Assessor Especial da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. Depois, também foi membro do Conselho Nacional de Economia Solidária, do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Conselho do Fundo de Combate à Pobreza do Estado e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Baiano. Antes de assumir a Educação, durante o governo de Rui Costa, foi chefe da pasta de Agricultura. Nos bastidores, no entanto, é “conhecido” ainda como o irmão da vereadora de Salvador Marta Rodrigues.
Em suma, a escolha de Jerônimo – o desconhecido que comanda uma das principais pastas do governo baiano – não serve senão para expor a falta de rumo da campanha petista na Bahia. Game over.
*Davi Valadares é jornalista em formação e repórter do jornal Tribuna da Bahia e do Portal M!
————
*O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional