‘Relação de Putin com Ocidente nunca mais será a mesma’, aponta Armando Avena
Econonista e cientista político, Cláudio André de Souza, participaram de Mesa Redonda promovida pelo Grupo A Tarde, nesta sexta-feira (25)
O início da guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe uma certeza para economista Armando Avena: a relação do presidente russo, Vladmir Putin com o Ocidente, nunca mais será a mesma, após ele adotar, na prática, uma postura diferente do que vinha pregando em conversas com os países do Ocidente.
A declaração de Avena foi dada nesta sexta-feira (25), em uma Mesa Redonda promovida pelo Grupo A Tarde e mediada pelo colunista da publicação, Osvaldo Lyra. Também participou do bate-papo o cientista político Cláudio André de Souza (a live, na íntegra, você pode conferir no vídeo abaixo).
“Era uma crise anunciada, com os lados apresentando justificativas (…) O que não é aceitável é a guerra como instrumento de resolução de problemas. não afeta os grandes políticos e sim pessoas (…) ela vai trazer grandes impactos sob o ponto de vista da geopolitica internacional, quanto da economia. Por causa disso, a relação de Putin com o Ocidente nunca mais será a mesma. Não vai se acreditar mais no que ele diz. Por outro lado, o Ocidente foi ingênuo. Há 4 anos, a Rússia vem preparando uma ação e que nos últimos meses ocorreu de forma acelerada”, lembrou Avena.
Bolsonaro
Questionado sobre o posicionamento do Brasil em meio a este conflito, Cláudio André afirmou que o país, além de ter sido inabilidoso quanto a situação, destacou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou à Rússia, antes da guerra, apenas com objetivos eleitoreiros.
“A ideia foi de movimentar as redes sociais, pensando apenas no pragmatismo do que posição de Estado. Essa próximidade com a Rússia, representa um rompimento de uma política construída por décadas, de não se envolver em conflitos internacionais”, analisou.
“A viagem de Bolsonaro foi fora de contexto, desfazendo a posição brasileira na política externa. Foi uma aposta errada, uma atitude para tentar mostrar que não está isolado, mas está. Por outro lado, parece mais preocupado com as declarações do vice do que com a invasão em si”, completou Armando Avena.
Impactos na economia
Com relação a economia brasileira, o economista acredita que o impacto no setor, do ponto de vista do comércio direto entre Brasil e Rússia, não será muito grande. Porém, observando a questões indiretas e as sanções aplicadas, as repercussões podem ser enormes, com elevação no preço dos combustíveis e aumento da inflação.
“Haverá piora do cenário economico e o Brasil precisa estar preparado para conter os impactos. Mas este acontecerá em todo o mundo. Acredito que o ano de 2023 será mais difícil”, alertou Armando Avena.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional