Redes sociais influenciam na tomada de decisão do consumidor até na hora de cuidar da saúde

“Ao escolher um médico, é mais importante para o paciente saber se ele é ativo nas redes hospitalares do que nas redes sociais”, defende especialista


Vixe d-flex me-2
redacao 18/02/2022 13:36 Saúde

Recentemente, o urologista baiano Frederico Mascarenhas recebeu a ligação de um amigo que queria saber se ele conhecia um determinado cirurgião, já que precisava fazer uma cirurgia e queria uma indicação. O médico respondeu que sim e fez questão de destacar a formação e habilidade do profissional sobre o qual conversavam. Ainda não totalmente convencido, o paciente questionou: “Tem certeza? Ele não tem muitos seguidores no Instagram”. Para encerrar a conversa, o doutor disse: “pode confiar. Ele não é muito ativo nas redes sociais, mas no hospital é”. 

Com o avanço das redes sociais, ficou  fácil perceber ainda mais a força desses meios, também na decisão de consumo das pessoas. Contudo, quando a necessidade do indivíduo  é a escolha de um médico ou outro profissional de saúde, o número de seguidores nem sempre reflete a experiência do profissional, a quantidade de plantões trabalhados, as horas de sono perdidas para ler o último artigo publicado e os dias de treinamento em simuladores para chegar à perfeição antes de operar um paciente. 

O profissional que dedica muitas horas aos estudos, treinamentos e trabalhos dificilmente consegue encontrar tempo para relatar seu cotidiano com frequência ou para estar tão presente nas redes sociais. “Na hora de escolher um médico, é mais importante para o paciente saber se ele é ativo nas redes hospitalares do que nas redes sociais, pois essas nem sempre necessariamente refletem a sua qualidade”, declarou Frederico Mascarenhas. O médico não vê problemas em utilizar as redes sociais, sobretudo porque democratizam o acesso à informação, mas defende que é preciso fazer isso de forma ética.

“Não podemos nos esquecer do nosso compromisso com o sigilo e a privacidade do paciente. Nós que fizemos o juramento de Hipócrates não podemos desconsiderar o código de ética da nossa profissão. A seriedade e o respeito ao paciente são preceitos básicos a serem respeitados. O médico de verdade não produz ou reproduz conteúdo sensacionalista ou inverídico com o objetivo de se promover. Ele não se vale da profissão para fazer propaganda ou comercial de qualquer empresa, nem divulga tratamentos que não tenham comprovação científica”, completou o especialista, que coordena os serviços de cirurgia robótica e transplante renal do Hospital Aliança, é chefe do serviço de urologia e coordenador da residência de urologia do Hospital São Rafael e membro do Robótica Bahia – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia.

Profissionais e pacientes que tenham interesse de saber o que é permitido ou proibido nas redes sociais de médicos devem saber que, na medicina, a publicidade tem como principal objetivo a orientação educativa e informacional, distanciando-se de ações com finalidade de venda de um produto ou meramente comerciais. O órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício desta publicidade é o Conselho Federal de Medicina (CFM), que elaborou as Resoluções n.º 1.974/2011, 2.126/2015 e 2.133/2015 sobre o tema. Todas elas deixam claro que o principal foco deve ser o esclarecimento sobre doenças e outras questões de saúde, com base em conteúdo cientificamente comprovado. 

Permissões e proibições 

Entre as ações permitidas aos médicos que utilizam o instagram e outras redes sociais estão divulgar o número de registro do CRM e especialidade (se registrada), compartilhar a participação em eventos acadêmicos e científicos da área, informar a sociedade sobre novos tratamentos disponíveis no mercado, publicar fotos com a equipe de trabalho ou com seus professores/preceptores, promover esclarecimentos sobre doenças e outras questões de saúde, e incentivar bons hábitos de vida e rotina cotidiana.

Entre as proibições, destaca-se a divulgação de “antes e depois”, ou seja, o médico não pode compartilhar fotos comparando resultados de procedimentos médicos, ainda que com o consentimento do paciente. O CFM também proíbe fotos com pacientes em salas cirúrgicas; consultas por chat ou comentários (apenas comentários gerais sobre doenças são permitidos), promoção de equipamentos, divulgação de preço ou desconto, elogios e agradecimentos reiterados de terceiros. O descumprimento às regras de publicidade médica pode levar o profissional a responder um processo ético por falta disciplinar e, inclusive, resultar na condenação do médico por violação ao código de ética médica.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional