“A cidade está nos trilhos e sabemos onde queremos chegar”, diz Bruno Reis
Prefeito de Salvador lamenta a crise financeira que passa o país: “São 210 mil famílias nessa situação de extrema pobreza em Salvador”
O prefeito Bruno Reis (DEM/União Brasil) falou nesta terça-feira (9) sobre as dificuldades enfrentadas pelo seu governo e sobre os desafios que ainda precisa resolver. Com sensação de dever cumprido pelo primeiro ano de administração, o gestor municipal citou a pandemia de Covid-19 como principal dificuldade.
“No cenário mais pessimista que pudesse ter, não imaginava ter que enfrentar desafios e os obstáculos colocados, em especial por conta da pandemia”, disse Reis, durante entrevista ao programa 11 em Ponto, da rádio Metrópole.
Ele complementa: “Tivemos que evitar a segunda onda, o pior momento. No final do ano pra cá teve a chegada da Ômicron, a nova cepa do Influenza, o H3N2, diversos efeitos colaterais da pandemia, que afetou área social, educação, saúde, economia, o psicológico das pesoas. A pior coisa é governar num cenário de crise, turbulência, não houve um dia de tranquilidade”.
O prefeito também explicou que, apesar de tantos cenários adversos, ele os encarou como grandes desafios. “A gente vê tudo que passamos e primeiro agradecemos a Deus. Foram momentos difíceis e decisões complexas, mas todas muito acertadas”, garantiu.
Para os três anos restantes de mandato, Bruno Reis espera que o fim da pandemia aconteça para que ele possa focar no crescimento da capital baiana. “É projetar a Salvador que nós queremos nos próximos três anos, dar sequência ao que conquistamos e trazer novas ideias, um novo governo”, disse.
O democrata elogia a capacidade de seu mandato em dar respotas no dia a dia e ressalta que a cidade “está planejada, preparada, a cidade está nos trilhos e sabemos onde queremos chegar. Temos os recursos, apesar da gravidade da pandemia, que vão permitir a cidade avançar ainda mais”, garantiu.
Sobre pendências, ele diz que ainda é preciso “avançar em reformas, reforma administrativa precisa sair do papel, precisa ter modernização da legislação para dar capacidade de dar respostas imediatas”.
O prefeito também lamenta a crise financeira que vive o país. “Vamos chegar a 235 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, 210 mil pessoas nessa situação de extrema pobreza em Salvador”, lamentou.
“Salvador ainda é uma cidade muito pobre, com muita desigualdade, e vamos trabalhar muito para melhorar isso. A pandemia agravou mutio isso. Que a pandemia passe para a gente concentrar todo foco para mudar essa realidade”, disse Bruno Reis.
Aumento do valor do IPTU e da taxa de lixo
Em relação ao aumento do valor do IPTU e da taxa de lixo em Salvador, que tem gerado reclamações na cidade, Bruno Reis explica: “Primeiro o prefeito Bruno Reis não fez nada de diferente do que todos os outros prefeitos fizeram. Todo ano tem um reajuste, recomposição com base na inflação do período. O problema desse ano é que tínhamos 20 anos sem inflação de dois dígitos, e esse ano, por conta da questão econômica que o país está enfrentando, pandemia, chegou a 10,74%”.
O prefeito ressaltou que deixou de fazer a atualização da planta genérica da cidade e optou apenas pela atualização do valor da inflação. “Estou pagando um preço que não é culpa minha, é a inflação do Brasil. Se eu fosse aplicar atualização da planta genérica teria um aumento real, optei em dar a inflação do período que está na lei e foi dado pelos outros prefeitos”, justificou.
Sobre a taxa de lixo, o prefeito fala que houve uma mudança na legislação federal do marco regulatório do saneamento básico que “diz que coletas domicilares têm que ser custeadas pelo cidadão. Estávamos muito defasados. O custo [Prefeitura] passa da casa dos R$ 500 milhões e a taxa arrecadava R$ 150 milhões, tínhamos que fazer uma atualização”.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional