Após demissão, Monark vira alvo da PGR, junto com Kataguiri, por suposta apologia ao nazismo
Episódio do Flow Podcast já foi excluído do YouTube, e influencer está afastado
A assessoria criminal da Procuradoria-Geral da República abriu, nesta terça-feira (8), um procedimento para apurar se houve apologia ao nazismo por parte do então apresentador do Flow Podcast, Bruno Aiub, o Monark, e do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), durante o programa transmitido na segunda-feira (8). O influencer já foi desligado do Flow Podcast. O anúncio foi feito nesta terça pelas redes do programa.
No programa, do qual participaram Kataguiri e a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), Monark se disse favorável à existência de um partido nazista no Brasil.
Eles podem ser denunciados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF), no caso do deputado, e à Justiça de São Paulo, em relação a Monark. “Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disse o influencer.
“As pessoas não têm direito de ser idiotas? A gente tem que liberar tudo”, acrescentou o apresentador, ao ser questionado por Tabata Amaral sobre os limites que ele estaria ultrapassando. Ele ainda complementou: “A questão é: se o cara quiser ser um antijudeu ele tinha que ter direito de ser”.
Compromisso com direitos humanos
No comunicado sobre o desligamento de Monark, a empresa diz: “O Flow Podcast surgiu de um sentimento de liberdade, pluralidade e transparência. Com isso, carregamos a responsabilidade de nos conectar com milhões de pessoas e é inevitável que grandes decisões exijam grandes responsabilidades”.
“Reforçamos o nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi tirado do ar. Comunicamos também a decisão que, a partir deste momento, o youtuber Bruno Aiub @Monark está desligado dos Estúdios Flow”, completa a nota.
Monark é um dos fundadores e sócio ou administrador de diversas empresas constituídas em nome do Flow, entre as quais a Flow Produção de Conteúdo Audiovisual e a IB Holding de Participações, segundo a Junta Comercial de São Paulo (Jucesp).
Ao Portal G1, a assessoria de comunicação do podcast disse que Monark vai deixar de ser sócio das empresas e “não terá mais nenhum vínculo com os Estúdios Flow”. A assessoria acrescentou que vão permanecer como sócios apenas o apresentador Igor Coelho e o diretor Gianluca Eugenio.
Declarações e retratações
O episódio foi excluído do YouTube. A deputada Tabata Amaral afirmou que a liberdade individual termina a partir do momento que fere a de outra pessoa.
Já Kim disse que foi um erro a Alemanha ter criminalizado o nazismo depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Vale ressaltar que o governo liderado por Adolf Hitler promoveu o extermínio de milhões de judeus e outros grupos neste período.
“O que eu defendo que acredito que o Monark também defenda, é que por mais absurdo, idiota, antidemocrático, bizarro, tosco que o sujeito defenda, isso não deve ser crime”, disse Kim Kataguiri, antes de complementar: “Porque a melhor maneira de você reprimir uma ideia é […] você dando luz naquela ideia, para ela seja rechaçada socialmente e então socialmente rejeitada”.
Monark pediu desculpas, por meio de vídeo, dizendo que não defende crimes contra a humanidade. Segundo o apresentador, ele estava bêbado.
Já o deputado falou que sua fala foi distorcida pela mídia. “Todo mundo na mesa concorda absolutamente em repudiar o nazismo, rechaçar e combate o nazismo. A discussão era: qual a melhor maneira de combater o nazismo? Não tem ninguém mais pró-Israel dentro do parlamento do que eu”.
* Com informações de O Globo
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional