Maior polo industrial da Bahia, Camaçari tem queda milionária de receita após um ano da saída da Ford
Os impactos afetaram o comércio e áreas como educação.
Após um ano de encerramento das atividades da fábrica Ford no Brasil, a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, perdeu R$ 30 milhões do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e mais R$ 100 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da receita líquida. Considerado o maior Polo Industrial da Bahia, o município convive com perda na arrecadação de receitas e impactos fortes no comércio causado pelas demissões.
De acordo com o secretário de Administração de Camaçari, Helder Almeida, a cidade, que tinha arrecadação anual de cerca de R$ 1,3 bilhão em impostos, com a queda da receita os impactos são vistos no setor comerciário da cidade e em áreas como da Educação. “Os impactos são muito visíveis na queda do comércio, na própria queda de receita do município”, disse.
“O setor da Educação também foi muito afetado por conta dos cancelamentos de matrículas, sobretudo as universidades, mas também o ensino médio e fundamental das escolas particulares”, contou o secretário. A prefeitura do município acredita que cerca de R$ 20 milhões mensais deixaram de circular em Camaçari após a saída dessas pessoas do município.
Além da perda de receita, o município registrou mais de 12 mil demissões. O número também conta com pessoas que não trabalhavam em empresas relacionadas com a montadora de veículos, mas que prestavam serviços para os funcionários, como escolas, restaurantes e lojas do comércio local.
“Vamos imaginar um salário médio de R$ 2 mil, que não é isso, é mais um pouco, mas fazendo um cálculo mais conservador. Nós temos aí R$ 20 milhões que deixam de circular mensalmente na economia do município”, relatou Helder Almeida.
Helder Almeida explica que os impactos da saída da Ford serão sentidos pela prefeitura, de forma mais “dura” em 2023, quando será feito um novo cálculo de participação das cidades no índice do ICMS. “Com a pandemia, esse impacto [da saída da Ford] ficou meio misturado, meio disfarçado, mas a gente sentiu na receita e a partir de 2023, quando o recalculo é feito da participação no índice do ICMS, nós vamos sentir uma queda significativa”, contou o gestor.
*Com informações do G1
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